IV Fórum Social Mundial da População Idosa, III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e I Fórum Social Mundial das Diversidades

28 Jan ~ 01 Fev 2019 – Porto Alegre - RS

A Universidade Estatual do Rio Grande do Sul, representada pela Pró-Reitoria de Extensão, participou do IV Fórum Social Mundial da População Idosa, o III Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência e o I Fórum Social Mundial das Diversidades, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, em diferentes locais em Porto Alegre. Aproximadamente, 400 pessoas participaram das 14 ações promovidas pela Uergs e, indiretamente, um público de 2.000 pessoas recebeu informações sobre a Universidade.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, integrou a mesa juntamente com representantes do governo do estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre, representantes de movimentos sociais e centrais sindicais e de Instituições de Ensino Superior.

O reitor afirmou que espaços como os fóruns temáticos são importantes quando levamos em conta a realidade social brasileira, que requer ações mais eficazes e mudanças estruturais. “As políticas de inclusão devem ir além de mero assistencialismo. Precisamos de políticas que promovam oportunidades, tanto aos idosos como às pessoas com deficiência”.

A Uergs participou da organização dos fóruns e propôs ações promovidas por funcionários dos corpos docente, técnico e de apoio administrativo e por estudantes da Universidade. Nas ações, foram abordados diversos temas, como música, arte, poesia, literatura, pedagogia, ideologia de gênero, garimpagem urbana, cosmética natural, agrotóxicos, saúde pública, HIV/AIDS, diversidade sexual, combate à LGBTfobia e Antártica.