1ª OMDA - Gramado

A Olimpíada Municipal de Desenvolvimento de Aplicativos (OMDA) é uma oportunidade de aprendizado por meio da investigação de problemas locais e da busca coletiva de soluções interdisciplinares que tenham potencial de transformação social e ambiental.

Ela surge como um auxílio à 3ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (3ª ONDA), que conta com apoio do CNPq, MCTIC e MEC. A atividade busca o despertar de um espírito de inovação e empreendedorismo acerca de temas atuais locais, passíveis de serem solucionados com o uso da tecnologia.

Sua primeira edição ocorre em 2019, no município de Gramado/RS, com apoio de um Grupo de Trabalho composto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Polo Vera Grin, Gestores Municipais de diferentes Secretarias, além de diretores e professores de escolas municipais, estaduais e particulares sediadas no município.

Na modalidade de Olimpíada Municipal de Aplicativos, a 1ª OMDA está sendo pioneira no Brasil, e abre a possibilidade de discutir toda a gama de assuntos relacionados à identidade e diversidade na região, incluindo questões de pertencimento ao local, diversidade cultural, étnica, religiosa, de gênero e mesmo, a biodiversidade características da região das hortênsias.