Memórias e Vivências em Tempos de COVID-19: Olhares Transdisciplinares

MEMÓRIAS E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE COVID-19: OLHARES TRANSDISCIPLINARES

Em meados de dezembro de 2019 em um mercado distante de Wuhan, na China, em meio a atos de compras, vendas e trocas vem à tona no noticiário que algo diferente poderia acontecer no tocante a saúde de muitos cidadãos. As experiências, memórias e sensações que o fenômeno está gerando vão além dos limites disciplinares e não há campo de conhecimento ou práxis social que não seja estimulado a refletir sobre o que significa uma pandemia para as sociedades de hoje.

Nesse contexto, propomo-nos por meio desse projeto de guarda e recebimento de experiências, memórias e vivências intra e interpessoais o movimento de compartilhamento com os proponentes desse exercício coordenado por Thaís Janaina Wenczenovicz (Docente universitária) e Salus Loch (Jornalista).

O convite ao exercício é contar, relatar sua experiência frente à chegada das informações, o isolamento social, medos, resistências e outros elementos que lhe parecer relevante. O projeto tem por objetivo coletar histórias curtas, de inspiração etnográfica, sobre as maneiras pelas quais o novo coronavírus (COVID-19) está sendo significado e vivenciado no cotidiano das diversas populações que habitam nosso território.

Além disso, as maneiras pelas quais essa situação em escala global intercepta o local, destacando as contradições do sistema que construímos. Após a compilação dos depoimentos, os proponentes perguntar-se-ão sobre os sentidos do contágio, sobre sua capacidade de mostrar aspectos-chave da nossa sociedade, o sistema de saúde e as formas de entender o processo saúde-doença-cuidado. Acreditamos que as contribuições dos colaboradores são essenciais para entender as maneiras pelas quais a sociedade reage ao vírus, bem como imaginar novas maneiras de se relacionar e habitar o planeta com base no que essa pandemia está nos ensinando.

Formato:

  • Textos de até 700 palavras e se aprouver até 2 imagens;
  • Arquivos Word com 12 fontes, espaço simples, letra Times Roman ou Arial;
  • O texto é de apenas um autor;
  • As histórias/depoimentos devem ser enviadas para t.wencze@terra.com.br (Prof Thaís) ou salusloch@yahoo.com.br (Salus/Jornalista);
  • A partilha será recebida ate 30 de abril.

O que faremos com as histórias: As histórias serão lidas, analisadas, comparadas e publicadas, sob a licença Creative Commons CC-NC-ND, o que significa que qualquer pessoa pode compartilhá-las como quiser, somente se você atender a três condições: a) você deve nomear o(s) autor(es) e fonte; b) Não podem ser comercializados; c) Eles não podem ser modificados. O envio de propostas implica a aceitação da publicação. Nosso principal objetivo é contribuir com a Antropologia e as Ciências Humanas e Sociais para a compreensão das dimensões culturais, econômico-sociais que emergem da pandemia com vistas a colaborar com estudos que virão com a finalidade de construção de uma saúde pública inclusiva e coletiva capaz de enfrentar situações semelhantes em um futuro próximo.

DADOS

1) Local/município/Estado/País de residência:

2) Sexo:

3) Religião:

4) Escolaridade:

5) Principais meios de informações utilizados durante a Pandemia.

QUESTÃO NORTEADORA

Relate suas impressões, memórias, sensações e vivências durante o período de isolamento social causado pelo novo coronavírus. Ainda, qual é a sua experiência em relação ao comportamento das pessoas pós-COVID-19?