3a Olimpíada Científica Nacional sobre Oceanos e Ambientes Polares

Hackathon for new technologies for Marine and Polar research

Regulamento - 3a PolarOn

1. Dos objetivos

1.1 A Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares – PolarOn – e a Hackathon for new technologies for Marine and Polar Research – HackPolar - são promovidas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT-RS) com apoio institucional da Secretaria Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) e apoio financeiro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem os seguintes objetivos:

a) Promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre os ambientes marinhos e polares para estudantes e a população como um todo;

b) fomentar no ambiente escolar a reflexão e o debate sobre a importância dos ambientes marinhos e polares para o Brasil e para o planeta;

c) estimular no ambiente escolar (e fora dele) a reflexão e o debate sobre inovação, desenvolvimento de tecnologias, ideias e soluções com potencial de transformação social e ambiental;

d) incentivar a inclusão de meninas nas áreas científicas e tecnológicas;

e) divulgar a ciência e tecnologia junto à sociedade brasileira, principalmente os avanços tecnológicos e científicos na área da presente proposta;

f) ampliar a rede de pesquisadores e educadores interessados em divulgar a ciência a nível nacional e internacional e propor estratégias de fortalecimento para esta rede.

2. Das inscrições

2.1 Poderão participar da PolarOn estudantes de todos os estabelecimentos de ensino nacionais que indiquem no momento da inscrição pelo menos um(a) professor(a) e seu e-mail de contato.

2.2 Não há necessidade de credenciamento anterior do(a) professor(a).

2.3 Poderão participar da PolarOn os estudantes que estiverem regularmente matriculados no 8o e 9o anos do Ensino Fundamental e nas 1a, 2a e 3a séries do Ensino Médio e estudantes da 4a série do Ensino Técnico, ou no Ensino Superior (categoria própria).

2.4 O estudante deve inscrever-se na série em que estiver cursando, caso contrário o estabelecimento de ensino será desclassificado. A comprovação de escolaridade, caso necessário, será de responsabilidade do estabelecimento de ensino e do(a) professor(a) responsável.

2.5 A PolarOn será realizada em uma fase única via sistema a ser definido pela Instituição responsável pela Olimpíada.

Paragrafo único: A Hackathon, devido às condições atuais relativas ao Estado de Calamidade Pública devido à Covid-19 será organizada de forma virtual ou quando do fim do Estado de Calamidade, em período a ser definido, de acordo com a disponibilidade de recursos para deslocamento e manutenção dos estudantes melhor classificados na PolarOn.

2.6 As inscrições por parte dos(as) estudantes para a PolarOn deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico com apoio do(a) professor(a) responsável e diretamente com o(s) professor(es) responsáveis do estabelecimento de ensino, que deverá inserir o nome dos seus estudantes.

2.6.1 Para inscrição de grande número de estudantes concomitantemente o(a) professor(a) responsável pode solicitar o modelo de planilha do excel por e-mail (erli-costa@uergs.edu.br) e enviar uma única lista com o excel anexado para este mesmo e-mail, dentro do prazo previsto para inscrições.

2.7 Todos os estudantes que participarem da Fase 1 e completarem as 4 etapas da PolarOn estarão concorrendo a uma vaga da Hackathon sendo 50% das vagas destinadas aos estudantes do gênero feminino e 50% do gênero masculino até o máximo de 10 (dez) estudantes selecionados.

3. Das provas da PolarOn

3.1 A prova da PolarOn será realizada no(s) dia(s) determinado(s) no calendário, aprovado e publicado na página de divulgação digital da PolarOn a cada ano.

3.1.1 - A prova será realizada utilizando um ambiente virtual de aprendizagem e as informações detalhadas sobre os procedimentos serão divulgados posteriormente pela equipe organizadora.

3.1.2 – Os(As) estudantes participantes devem ser instruídos pelos(as) professores (as) de que não é permitida a transmissão/publicação de comentários sobre o conteúdo da prova (por qualquer meio de comunicação, redes sociais ou similares) durante o período de realização da prova. A violação deste item implicará na desclassificação de todos(as) os(as) estudantes da escola.

3.2 As provas irão envolver questões sobre os temas constantes do Curso de Formação da PolarOn e poderão ser alterados a cada edição da Olimpíada, incluindo-se novos pontos.

3.3 As provas terão níveis de dificuldade conforme abaixo e comporão a nota final de acordo com o desempenho dos estudantes em cada nível:

3.3.1 Nível A – 30 (trinta) questões objetivas de nível fácil (20%), com 5 minutos de resposta por questão e três tentativas.

3.3.2 Nível B – 30 (trinta) questões objetivas de nível médio (20%), com 4 minutos de resposta por questão e três tentativas.

3.3.3 Nível C – 30 (trinta) questões objetivas de nível difícil (30%), com 3 minutos de resposta por questão e duas tentativas.

3.3.4 Nível D – 30 (trinta) questões objetivas de nível avançado (30%), com 2 minutos de resposta por questão e duas tentativas.

3.4 As provas serão corrigidas automaticamente pelo sistema na qual forem respondidas e a emissão do certificado de participação por nível será automática, quando o(a) estudante obter pontuação mínima de 50 pontos por Nível.

3.5 O sistema gera uma listagem de notas e classificação automaticamente e o estudante deve salvar o certificado no computador ou celular para comprovar a nota e percentual equivalente ao nível conforme item 3.3.

3.5.1 Uma prova deverá ser realizada para cada nível.

3.5.2 Os estudantes podem não realizar todos os níveis, mas para o cômputo final serão considerados somente os estudantes que concluírem todos os níveis conforme item 3.3.

3.5.3 A classificação final será divulgada conforme calendário da PolarOn.

4. Da Hackathon

4.1 A Hackathon, na forma virtual, irá incluir pelo menos 10 estudantes do gênero masculino e 10 estudantes do gênero feminino mais bem classificados na Olimpíada. O formato e as normas serão divulgados oportunamente. Observar o paragrafo único do item 2.5.

5. Dos resultados

5.1 Os resultados de todas as fases/níveis serão divulgados na página oficial da PolarOn (https://proex.uergs.edu.br/programas/polaron) e no Facebook da PolarOn (https://www.facebook.com/hackathonpolar)

6. Da premiação

6.1 A premiação dos alunos compreenderá dois níveis: nacional e nacional por estado (estadual).

6.2 A PolarOn concederá até 500 (quinhentas) medalhas em formato de pen-card e acompanhadas de um certificado em 03 (três) categorias: ouro, prata, bronze. Estes certificados e certificados de menção honrosa serão os únicos enviados impressos, junto com a medalha pen-card.

6.2.1 O número de medalhas em cada categoria dependerá do desempenho dos estudantes em cada nível.

6.2.2 Todos os participantes da PolarOn terão certificado de participação, disponíveis no sistema da prova imediatamente após o envio das respostas e poderão imprimir ou salvar o pdf como comprovante de participação da PolarOn.

6.2.3 Para cada nível da prova será emitido um certificado específico.

6.3 Todos os professores que tiverem estudantes participando da polarOn farão jus a certificado de participação equivalente a 40hs de atividade.

7 Do Cronograma

7.1 O cronograma da PolarOn no ano de 2021 irá seguir os itens abaixo

a) Divulgação deste regulamento – 15 de outubro de 2021

b) Divulgação do link para inscrição de estudantes – 15 de outubro de 2021

c) Prazo final para inscrições – 16 de novembro de 2021

d) Divulgação do cronograma das provas e das orientações para realização das mesmas – 16 de novembro de 2021

e) Realização da provas – entre 06 e 17 de dezembro de 2021

f) Divulgação do resultado final da PolarOn – até 23 de dezembro de 2021

g) Divulgação dos classificados para a Hackathon – até 23 de dezembro de 2021

h) Realização da Hackathon – período a ser divulgado posteriormente

8 Das dúvidas

8.1 Em caso de dúvidas o contato deve ser realizado por meio da página do Facebook da PolarOn: https://www.facebook.com/hackathonpolar, como mensagem.

8.2 A resposta às dúvidas será dada até 72 horas úteis após o questionamento (faremos o máximo para atender a todos e todas com celeridade)