Dúvidas frequentes?

Está com uma dúvida? Use a função Ctrl+F para abrir o campo de pesquisa e localizar com mais facilidade o conteúdo. Em caso de sua dúvida não estar detalhada aqui,  escreva para proex@uergs.edu.br

O que é extensão universitária? 

Extensão universitária é como uma vitrine da universidade. Uma forma de promover ações, projetos, intervenções - direcionadas à comunidade externa promovendo uma interação dialógica entre a comunidade universitária e a comunidade externa. A Política de Extensão da Uergs irá trazer detalhadamente as definições e orientações.

Quem pode coordenar ações de extensão?

Atualmente somente docentes podem coordenar ações de extensão. 

Obs: Foi solicitado ao SEMAPI regularização para que técnicos administrativos com formação superior possam coordenar. 

Não podem coordenar: docentes afastados ou substitutos, visitantes ou voluntários; docentes ou técnicos administrativos aposentados; e alunos.

Tutorial - Como incluir bolsista no Solis? 

Como posso cadastrar | ação | evento | curso | atividade | de extensão em fluxo contínuo?

Basta preencher o  Formulário de Abertura de Ações de Extensão com os dados solicitados pela Proex.

Como divulgar | ação | evento | curso | atividade| de extensão em andamento?

Assim que o registro da atividade ocorrer no Formulário de Abertura de Ações de Extensão, a Assessoria de Comunicação da Uergs (Ascom) terá acesso à informação e poderá fazer a divulgação. 

Como enviar relatório de| ação | evento | curso | atividade |de extensão em fluxo contínuo?

Preencher o Formulário de Encerramento de Ação de Extensão com os dados solicitados pela Proex.

Obs1: O seu certificado/ atestado (de coordenador da ação) será enviado em junho e em dezembro. 

Obs2: Os atestados dos colaboradores e participantes  são fornecidos pelo(a) Coordenador(a).

Como  divulgar  | ação | evento | curso | atividade| de extensão encerrada?

Assim que o Formulário de Encerramento de Ação de Extensão é enviado para a Proex, a Ascom tem acesso aos dados e pode providenciar a melhor forma de divulgação.

Como enviar relatório do meu | projeto | ação | de extensão em fluxo contínuo?

Como cadastrar ação no Programa Melhor Idade?

Para cadastrar um componente curricular, informando o número de vagas a ser ofertado durante o semestre, é necessário aguardar a divulgação dos Editais referentes ao Programa.

Como envio relatório da atividade do Programa Melhor Idade?

Preencher o Formulário do Google (clique aqui).

Obs: Os certificados dos coordenadores e dos cursistas serão enviados pela Proex - por mala direta - até 15 dias úteis após o envio do relatório.

Qual o prazo para enviar relatório de projeto ou ação de extensão? 

O prazo para encerrar os projetos de extensão é de até 30 dias após a finalização do mesmo. Projetos Probex que encerram em 31 de dezembro tem até 30 de janeiro para o envio de relatório.

Existem bolsas destinadas a atividades específicas? 

Sim, podem existir bolsas destinadas a projetos ou atividades específicas de acordo com a Política de Extensão da Universidade ou conforme definido no Edital específico de seleção de projetos para Bolsas de Extensão. 

Como funcionam as bolsas de apoio a eventos técnico-científicos? 

Projetos que tem como objetivo a realização de eventos, mesmo que dias de campo, poderão ser contempladas com até três (3) meses de bolsa e até duas (2) cotas. O ajuste é feito pela Pró-Reitoria de Extensão assim que o projeto é submetido.

Um coordenador pode solicitar bolsa com duração superior a 12 meses?

O período máximo de bolsa é de 12 meses. Não há renovação automática. 

Qual o período mínimo de duração das bolsas de extensão? 

O período mínimo é de três (3) meses, geralmente concedido para projetos que se referem a eventos. 

O que é necessário para ser bolsista de um projeto de extensão?

Ser estudante regularmente matriculados em curso de graduação, preferencialmente da UERGS e que obtiveram aprovação em, no mínimo, 60% dos créditos cursados nos últimos 2 (dois) semestres. Ter horário disponível para execução das atividades propostas e não acumular outro tipo de bolsa, com exceção da prodiscência. Precisam ainda de uma conta bancária no Banrisul. 

Quais os documentos necessário para o cadastro de bolsista de extensão?  

1) CPF,  2) documento de identidade ou carteira de motorista, 3) cartão bancário de conta corrente do Banrisul (com dados claros da conta corrente) e 4) comprovante de residência. Todos digitalizados em um único documento pdf.

O coordenador registra o bolsista no Solis enviando o PDF. Após este procedimento o departamento financeiro faz a implementação da bolsa. 

Qual a carga horária de dedicação e os valores das bolsas de extensão?

Conforme a necessidade do projeto a dedicação será de 10 ou 20 horas semanais. O valor é de R$200,00 - 10 horas semanais - ou de R$400,00 - 20 horas semanais de atividades. 

Obs: Valores de referência em abril de 2020.

É possível ao bolsista de extensão acumular bolsas?

O aluno só pode acumular a bolsa de prodiscência com a bolsa de extensão. 

É possível ao bolsista ter vínculo empregatício?

É permitido ter vínculo empregatício desde que o coordenador do projeto esteja de acordo e isso não atrapalhe nem as atividades acadêmicas nem o desempenho do bolsista no projeto de extensão.

Sou indicado à bolsa e o setor financeiro informou que meu nome consta no  CADIN/RS. Como regularizo a situação?

Para regularizar a situação o estudante precisa contatar o CADIN/RS (51) 32145530 e solicitar informações sobre a situação, bem como sobre como resolver o problema. O prazo para informar à Proex sobre a regularização é de, no máximo, 60 dias. Após esse prazo a bolsa será cancelada. 

Quando o bolsista de extensão tranca o curso ou solicita o desligamento da bolsa, o que deve ser feito?

O coordenador do projeto deve informar o desligamento do bolsista no Solis e, caso necessário, indicar novo bolsista. Sempre até o dia 10 de cada mês.

Quais documentos precisam ser impressos do sistema Solis?

O Termo de Outorga e aceitação da bolsa e as efetividades precisam ser impressos, assinados e enviados por malote para a Pró-Reitoria de extensão. Não são aceitos cópias dos documentos. 

O Docente poderá solicitar mais de uma bolsa para o mesmo projeto? Há limites?

Estas informações estão disponíveis no Edital e dependem dos valores orçamentários aprovados para serem executados durante o ano.

Quantos projetos cada docente pode inscrever?

Para concorrer às bolsas de extensão cada docente pode cadastrar o número de projetos indicado no Edital. 

Posso inserir estudantes voluntários na ação de extensão?

Não só é possível como recomendado incluir e informar os estudantes que estão atuando voluntariamente no projeto. No Solis já é possível incluir colaboradores, inclusive estudantes voluntários.  

Um projeto de extensão pode ter alteração de coordenação?

Sim, mediante justificativa consubstanciada a ser enviada e analisada pela Proex. 

Qual o prazo para informar à Proex sobre alterações de bolsistas?

Comunicar até o dia 10 de cada mês, por meio do Solis o desligamento do(a) bolsista assim que o(a) mesmo(a) não estiver mais atuando no Projeto, para cancelamento imediato da bolsa. A indicação do novo bolsista precisa ocorrer também até o dia 10 do mês. 

É possível encerrar uma ação de extensão antes do prazo previsto?

Caso o projeto termine antes do prazo originalmente previsto o coordenador deve acessar o Solis, editar a data de término, marcar a atividade como encerrada e preencher o Relatório Final. Devem-se justificar as circunstâncias que permitiram o encerramento da ação de extensão antes do prazo previsto. Bolsas vinculadas a este projeto serão canceladas assim que o Relatório Final for enviado. 

Quem é responsável pela emissão dos certificados?

O coordenador da proposta é responsável por emitir os certificados dos participantes e colaboradores. A Proex emite o certificado do coordenador e do vice-coordenador em junho e em dezembro. 

Existe um modelo de certificado para as ações de extensão?

Sim. Você pode acessar os modelos através do BAU: 

https://drive.google.com/drive/folders/19sjUjwYOhyIuWrl3Ni_YStRJ1nude9W_ 

Existe alguma forma de gerar certificados automaticamente?

Sim, estamos utilizando um complemento do Excel do Google Docs (o autocrat). Para entender como funciona playlist Da série "Como fazer...?". Emitindo certificados com o autoCrat - exemplo prático:

https://www.youtube.com/watch?v=WeaKyTWHRHo&list=PLLR1O9LL-7XrCOhhFBpbd1WEeasskCBMq


Como devo finalizar um projeto de extensão com bolsa em 2020?

São dois passos para encerrar o projeto e o formulário é simplificado sendo que estamos coletando os dados necessários para os relatórios e indicadores internos e externos.

 

Passo 1 - Preencher o formulário on-line usando o e-mail institucional: Disponível aqui!

 

Passo 2 - Anexar como PDF a cópia do envio do formulário acima (que chegará no seu e-mail imediatamente após a submissão) no Sistema acadêmico universitário. (Ver orientações em Anexo). Após isso o certificado ficará disponível no sistema (somente do coordenador neste momento). 

 

A emissão dos certificados dos bolsistas, do vice-coordenador e de outros colaboradores dos projetos com bolsa são de responsabilidade do coordenador.