Curricularização

A Resolução sobre a curricularização da Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, resolução CONEPE 019/2020, regulamenta o processo de curricularização das atividades de extensão em cursos de Graduação da Universidade. Há um indissociável diálogo entre essa resolução e a Política de Extensão atual da universidade - resolução CONEPE 018/2020

A resolução 019 de 2020 direciona as alterações dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de graduação da Uergs. O documento é amplo e contempla as possibilidades de curricularização, permitindo que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso, responsável pelas alterações nos PPCs, tenham possibilidades para inclusão da Extensão sob a perspectiva atualmente exigida pela legislação educacional brasileira (Resolução CNE/CES 07/2018).

A curricularização compreende ações onde o aluno é o protagonista, participa na construção da proposta (Coordenador; Vice-Coordenador; Colaborador). E o público-alvo extrapola a comunidade universitária (vai além das instituições de ensino superior), e que envolvam a interação entre a Universidade e outros setores e/ ou comunidade em geral.

Os PPCs da Uergs estão sendo revisados pelos NDEs e passam pela Pró-Reitoria de Extensão para validação da proposta de curricularização.