Modalidades de Extensão
Conforme Resolução Conepe 018 de 2020, as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, se inserem nas seguintes modalidades:
Programa: se constitui em um conjunto articulado de ações de extensão (projetos, cursos, eventos e/ou prestação de serviços – com no mínimo 3 (três) ações), integradas às atividades de ensino e pesquisa. Tem caráter orgânico-institucional e clareza de diretrizes, com as ações vinculadas orientadas para um objetivo comum. Pode ser reeditado por tempo indeterminado, a depender da demanda da comunidade.
Projeto: é uma ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico, podendo estar vinculada a programa ou se constituir em ação de extensão isolada (projeto isolado).
Curso e oficina: o curso é uma ação extracurricular de caráter teórico e/ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, beneficiando o público externo à Universidade, com carga horária mínima de 04 (quatro) horas de atividades da ação propriamente dita adicionadas de valor equivalente para organização e planejamento.
Evento: ações de comunicação dirigidas a públicos estratégicos externos à comunidade universitária. São acontecimentos previamente planejados e com objetivos determinados, servindo como forma de comunicação qualificada para o fortalecimento da marca institucional beneficiando o público externo à Universidade.
Prestação de serviços: a prestação de serviço é um trabalho técnico ou formativo oferecido pela Uergs e realizado por indivíduo ou por equipes, tais como assessorias, consultorias, serviços laboratoriais, estudos técnicos, perícias, pareceres e laudos, apoiado na capacitação e experiência do servidor para demandas emanadas da comunidade externa dentro das limitações legais.
Produto Artístico tornado público: Critérios de Avaliação da Produção Artística
Acesse aqui: documento Proex Uergs!
Referência:
CAPES. Diretoria de Avaliação. Considerações sobre Classificação da Produção Técnica e Artística: Comunicação e Informação. (Avaliação Quadrienal). Brasília: Ministério da Educação, 2016. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/31_COIN_class_prod_tecn_jan2017.pdf Acesso em: 29 de jul. 2024.