Modalidades de Extensão

Conforme Resolução Conepe 018 de 2020, as atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos políticos pedagógicos dos cursos, se inserem nas seguintes modalidades: 

Programa: se constitui em um conjunto articulado de ações de extensão (projetos, cursos, eventos e/ou prestação de serviços – com no mínimo 3 (três) ações), integradas às atividades de ensino e pesquisa. Tem caráter orgânico-institucional e clareza de diretrizes, com as ações vinculadas orientadas para um objetivo comum. Pode ser reeditado por tempo indeterminado, a depender da demanda da comunidade.

Projeto:  é uma ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural, artístico, científico ou tecnológico, com objetivo específico, podendo estar vinculada a programa ou se constituir em ação de extensão isolada (projeto isolado). 

Curso e oficina: o curso é uma ação extracurricular de caráter teórico e/ou prático, presencial, semipresencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, beneficiando o público externo à Universidade, com carga horária mínima de 04 (quatro) horas de atividades da ação propriamente dita adicionadas de valor equivalente para organização e planejamento. 

Evento: ações de comunicação dirigidas a públicos estratégicos externos à comunidade universitária. São acontecimentos previamente planejados e com objetivos determinados, servindo como forma de comunicação qualificada para o fortalecimento da marca institucional beneficiando o público externo à Universidade.

Prestação de serviços: a prestação de serviço é um trabalho técnico ou formativo oferecido pela Uergs e realizado por indivíduo ou por equipes, tais como assessorias, consultorias, serviços laboratoriais, estudos técnicos, perícias, pareceres e laudos, apoiado na capacitação e experiência do servidor para demandas emanadas da comunidade externa dentro das limitações legais.